Home / Noticias / Viana é a 1° cidade da Grande Vitória a sair do risco alto de transmissão da Covid-19

Viana é a 1° cidade da Grande Vitória a sair do risco alto de transmissão da Covid-19

O anúncio foi feito pelo governado do Estado na manhã deste sábado (11).

A nova Matriz de Risco do Coronavírus, que classifica os municípios capixabas e define regras de funcionamento de estabelecimentos comerciais, restaurantes e outros serviços, mostrou que Viana saiu da classificação “alto risco” para risco “moderado” da doença. O anúncio foi feito pelo governado do Estado na manhã deste sábado (11). A cidade foi a única da Grande Vitória a mudar de status na matriz. 

Com a nova classificação, passa a valer a partir de segunda-feira (13) novas regras para funcionamento de estabelecimentos comerciais, academias, restaurantes e outros serviços. Os estabelecimentos poderão funcionar entre 10h e 18h e também aos sábados até as 16h. Atualmente, o horário limite é às 16h e é proibido abrir nos fins de semana. “A partir de agora todas as cidades capixabas serão classificadas de forma individual, sem influência do grau de risco dos municípios vizinhos”, explicou o governador.

Já nas academias de Viana , os estabelecimentos não estarão mais limitados ao atendimento de até cinco alunos, de forma simultânea, mediante agendamento. A regra permanece em vigor nas cidades classificadas como risco alto. No entanto, todos os municípios devem continuar a seguir o protocolo de distanciamento mínimo entre os usuários.

O prefeito Gilson Daniel alerta que mesmo com a mudança na classificação do grau de risco da Covid-19 do município, o momento ainda exige cautela de todos. “Não é hora de relaxar. Precisamos manter todos os cuidados necessários de combate e controle da doença”, disse. 

Mapa de Risco 

O mapa de risco segue orientações dos boletins epidemiológicos do Ministério da Saúde e recomendações da equipe de especialistas do Centro de Comando e Controle, composta pelo Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Espírito Santo (CBMES) , Defesa Civil, Secretaria de Saúde do Estado (SESA), Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), UFES e IFES.

Painel Covid-19 

De acordo com os dados do Painel Covid-19 do governo do Estado, Viana tem 1.073 casos confirmados da doença, 45 óbitos confirmados e 519 casos curados. Os números são da última atualização de dados, publicada na sexta-feira (10), no painel (CLIQUE AQUI).

About Marcelo Ribeiro

Check Also

Operação prende mais de 30 homens acusados de estupro no ES; missionário e guarda-vidas estão entre os presos

Cerca de 60% dos suspeitos detidos já tinham condenações pelo crime Durante 50 dias de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *