Home / Noticias / Submarino da Marinha atravessa a Baía de Vitória em visita ao ES

Submarino da Marinha atravessa a Baía de Vitória em visita ao ES

submarino

O submarino Tupi S30, da Marinha do Brasil, atracou nesta sexta-feira no Porto de Capuaba, em Vila Velha, na Grande Vitória, onde fica até segunda-feira (23), para abastecimento e operações logísticas. A Marinha do Brasil informou que não haverá abertura para visitação pública.

A embarcação, com capacidade para acodomar cerca de 33 pessoas, recebeu esse nome em homenagem à nação indígena e foi construída em 1987, em um estaleiro da Alemanha. É a quinta vez que a embarcação visita o Espírito Santo.

“Chamou a atenção a velocidade. Ele é bastante veloz, muito bem cuidado também. Nunca tinha visto ele por aqui antes, e chamou a atenção de muita gente, já que é uma manobra bem incomum aqui no porto”, disse o chefe de Máquinas Jean Carlo Bergami, que flagou o submarino no mar.

Visitas ao estado

Em 2004, a embarcação participou da Operação ESQUADREX 04, realizada na área marítima entre o Rio de Janeiro e Vitória.

Na Operação ASPIRANTEX-06 também esteve na Capital, em 2006, e no mesmo ano voltou a visitar o Porto de Vitória. A última visita do submarino às instalações capixabas, até então, aconteceu em 2009.

Curiosidades

Tupi S-30 se desloca a 1.150 ton (padrão) e 1.440 ton (carregado em mergulho), tem 61,2 metros de comprimento, 6,2 metros de boca e 5,5 metros de calado, possui quatro motores movidos a diesel de 12 cilindros, quatro geradores elétricos e um motor elétrico. A eletricidade a bordo é consumida com o que produzem dois geradores de 1.280 kw cada.

Ele se locomove a até 11 nós na superfície e 21,5 nós submerso, consegue chegar a 250 metros de profundidade máxima de mergulho, e é armado com oito tubos de torpedos de 21 polegadas.

A embarcação possui ainda uma sonar, um radar de navegação, dois periscópios e sistema de navegação inercial. A tripulação consegue ser de até 33 homens, e o código de chamada internacional para o submarino é PWTU.

Você pode Gostar de:

Inscrições para o Programa Jovens Valores começam nesta terça-feira com 2 mil vagas de estágio

As oportunidades de estágio contemplam mais de 60 cursos de formação para estudantes dos Ensinos …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *