No Banner to display

Home / Economia / Refinaria e volta da Samarco devem fazer economia do Estado crescer até 11%

Refinaria e volta da Samarco devem fazer economia do Estado crescer até 11%

Projeto para beneficiamento de petróleo está em estudo e, se confirmado, vai incrementar o PIB junto do retorno da mineradora


A economia do Espírito Santo pode crescer de 9% a 11% nos próximos anos, segundo economistas ouvidos pela reportagem, caso seja concretizada a instalação de pelo menos uma refinaria de petróleo no Estado e a Samarco volte às atividades.

Há dois projetos de refinaria para o Estado. Um deles é da Oil Group Exploração e Produção, planejado para Presidente Kennedy; e o outro, para Aracruz, do grupo carioca Noxis Energy.

A Noxis Energy assina na quarta-feira protocolo de intenções, com o objetivo de realizar o investimento, conforme o blog Economia ES, do Tribuna Online, do jornalista Rafael Guzzo, tem noticiado com exclusividade desde o dia 24 de maio.

A volta da Samarco está prevista para o começo de 2020, mais de 4 anos após a tragédia de Mariana, ocorrida em novembro de 2015.

Em um primeiro estágio, a Samarco retornaria com 100 empregados, ou seja, ambos os empreendimentos criariam 1.730 postos de trabalho em estágio inicial — considerando todas as fases da possível refinaria. Contudo, na cadeia de fornecedores, poderiam ser contratados mais 2 mil profissionais.

Em operação plena, antes do acidente, trabalhavam na Samarco 1.200 empregados diretamente, e havia a manutenção de 10 mil empregos em toda a cadeia de fornecedores. Há a perspectiva de que número semelhante possa ser alcançado no médio ou longo prazo.

Segundo o professor e especialista em comércio internacional, Mário Vasconcelos, o retorno da mineradora e a instalação da refinaria, se confirmados, ajudarão no desenvolvimento da indústria, que teve uma queda de 0,7% no primeiro trimestre deste ano em todo o País, em relação ao mesmo período de 2018.

“A volta da Samarco, já no ano que vem, traz um resultado de curto prazo. Ela deve começar a recontratar seus colaboradores, e isso fomenta toda a economia das cidades sede e satélites da empresa. Já a instalação da refinaria traz resultados de longo prazo, a princípio com criação de empregos para a construção”, disse.


Você pode Gostar de:

Corpo de adolescente encontrado em Vitória é identificado por pai

O corpo da adolescente, que foi encontrado nesta segunda-feira (23) às margens da Rodovia Serafim …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *