Home / Noticias / Quarta fase da Operação Caim é deflagrada no Espírito Santo

Quarta fase da Operação Caim é deflagrada no Espírito Santo

Ação conjunta entre as polícias Civil, Militar, Rodoviária Federal e Força Nacional começou por volta das 4h.

A quarta fase da Operação Caim foi deflagrada na manhã desta sexta-feira (24). As ações das polícias Civil, Militar, Rodoviária Federal e Força Nacional têm o objetivo de reduzir o número de assassinatos e acontecem na Grande Vitória e nos municípios do interior do Espírito Santo.

As três primeiras operações resultaram na prisão de mais de 100 pessoas ligadas a homicídios e ao tráfico de drogas. Também foram apreendidas armas, munições e drogas.

O secretário estadual de Segurança Pública, Alexandre Ramalho, explicou que foram expedidos mandados de busca e apreensão dos suspeitos. De acordo com o secretário, só no município de Cariacica, na Grande Vitória, serão cumpridos 26 mandados voltados para crimes de tráfico e homicídios.

Nesta operação, além dos mandados, os policiais também checam relatos feitos através do Disque Denúncia.

“Além das apreensões, coletamos informações valiosas no local quando entramos no local e é o momento que a população dialoga com a polícia”, informou Ramalho.

“Todos os policiais saem com essas informações do Disque Denúncia, que são mandados de prisão em aberto”, disse.

O chefe da Polícia Civil, José Darcy Arruda, informou esta fase também terá foco na apreensão de armas e traficantes de armas.

“Junto com a Polícia Militar, estamos trabalhando em alvos específicos para prender traficantes de arma. É uma operação muito complexa, muito bem trabalhada. Em 80% dos homicídios no estado são perpetuados por arma de fogo. Então nós temos que trabalhar esse contexto para impactar no número de homicídios”, explicou.

Outras fases

A Operação Caim tem como principal objetivo direcionar esforços das unidades especializadas e do interior do estado para a redução dos índices de criminalidade, principalmente o número de homicídios.

Sua primeira etapa foi deflagrada no dia 2 de abril, nos municípios de Cariacica e Vila Velha, e contou com a participação de 94 policiais civis e de 31 viaturas. O resultado foi a prisão de 15 suspeitos, dois adolescentes apreendidos, além de armas, munições e drogas que foram tiradas de circulação.

No dia 8 foi realizada a segunda fase da Operação Caim, que teve 39 detenções realizadas em todo o estado, apreensão de 10 armas, além de drogas e munições. Na terceira fase da operação, 47 pessoas foram presas.

About Marcelo Ribeiro

Check Also

Justiça do ES dá 48h para que sindicato se manifeste sobre greve de motoristas de caminhão de lixo

Sindicato patronal acusa a categoria de não cumprir a liminar que determina a manutenção de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *