Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde de Vitória (Semus) informou que a equipe do PA da Praia do Suá está completa.
Pacientes ficaram revoltados por causa da demora no Pronto Atendimento da Praia do Suá, em Vitória, nesta segunda-feira (22). Alguns relataram espera de até sete horas. Sem atendimento, eles pediram agilidade e pessoas foram embora sem terem conseguido uma consulta.
De acordo com os pacientes, muitos deles chegaram ainda pela manhã e esperavam há horas para serem chamados.
“Eu estou aqui desde 12h30 e a mulher falou que eu ia ter que aguardar quatro horas”, disse a auxiliar de serviços gerais Ludmila de Oliveira dos Santos, durante a tarde.

Por causa da demora, houve confusão na sala de espera. “Estou aqui desde as 9h30 aguardando. São 16h20. Depois de tanta demora, conversamos e o pessoal começou a gritar. E o segurança veio lá de dentro com toda arrogância e falou ‘enquanto não parar a baguncinha, ninguém mais vai ser atendido’. Como ninguém mais, se ninguém está sendo atendido? Isso é um absurdo! Sete horas de espera, não tem lógica”, reclamou o auxiliar de serviços gerais Patrick Pereira Moraes.
Outro lado: Secretaria de Saúde
Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde de Vitória (Semus) disse que seis médicos e cinco enfermeiros estão atendendo na unidade nesta segunda-feira (22), além dos cirurgiões dentistas.
“Desde as 7h até às 16h23, o PA da Praia do Suá classificou 341 pacientes, 254 como ‘verdes’ ou pouco urgentes, 1 como ‘azul’ ou não urgente, ou seja, 74,78% não são pacientes urgentes. Até esse horário, a equipe de saúde do PA havia atendido 230 pessoas”, diz a nota.
A Semus acrescentou que em 2018, esse PA atendia, em média, 250 pessoas por dia, porém desde a semana passada tem atendido, em média, 480 pacientes.
A Semus informou, ainda, que já convocou mais 106 novos médicos nesta quinta-feira (18) para iniciar suas atividades no município e reforçar o atendimento.