Home / Economia / Moeda em comemoração aos 25 anos do Real é apresentada pelo Banco Central

Moeda em comemoração aos 25 anos do Real é apresentada pelo Banco Central

Serão colocadas em circulação 25 milhões de moedas, por meio da rede bancária


Na época da hiperinflação da década de 1990, que atingia taxas superiores a 80%, o o poder de compra dos salários se reduzia quase à metade após 30 dias, e o Banco Central corria para produzir mais cédulas. Com a implementação da moeda Real, os 25 anos do padrão monetário brasileiro estão sendo comemorados e foi feita uma moeda especial de R$ 1. 

“Os mais jovens têm o privilégio de jamais ter vivido os tempos difíceis de hiperinflação, o que talvez faça a conquista da estabilidade passar despercebida”, disse o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, na abertura da exposição Estabilidade Real: 25 anos de existência do padrão monetário brasileiro, o Real. Segundo ele, é preciso conhecimento do passado para aprimorar o caminho do futuro.

Serão colocadas em circulação 25 milhões de moedas, por meio da rede bancária. As unidades foram produzidas pela Casa da Moeda. De acordo com o BC, o núcleo da moeda é feito de aço inoxidável e o anel é de carbono revestido de bronze. O diâmetro da unidade é de 27 milímetros, enquanto o peso é de 7,0 gramas. O bordo da moeda trará um serrilhado intermitente.

No reverso permanece o padrão da moeda de R$ 1,00 da segunda família: no núcleo prateado, uma esfera sobreposta por faixa e a constelação do Cruzeiro do Sul fazem alusão à Bandeira Nacional.

O valor de face “1 REAL” e a era “2019” completam a composição. No anel dourado, está presente um grafismo indígena marajoara”, acrescentou a instituição.

*Com informações da Agência Brasil e da Agência Estado

Você pode Gostar de:

Detran|ES esclarece mudanças para procedimentos de CNH e placas Mercosul. Veja!

No Espírito Santo, não é obrigatório o uso dos simuladores de direção veicular desde outubro …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *