Home / Carros / Lista de empresas com mais reclamações no Procon de Vitória é divulgada. Confira!

Lista de empresas com mais reclamações no Procon de Vitória é divulgada. Confira!

Já está disponível o Cadastro de Reclamações Fundamentadas de 2018, que é a lista das empresas reclamadas pelos consumidores junto ao órgão durante todo o ano passado. A lista foi disponibiliza pelo Procon Vitória nesta segunda-feira (18).

O documento apresenta um ranking de fornecedores que podem ser identificados por seus nomes fantasia, razão social e respectivos números de Cadastro de Pessoa Física (CPF) ou de Cadastro de Pessoa Jurídica (CNPJ).

Confira a lista aqui.

A gerente do Procon Vitória, Herica Correa Souza, informou que o Cadastro de Reclamações indica, ainda, se os processos administrativos formulados a partir de reclamações dos consumidores foram ou não atendidos pelos fornecedores. Herica explica que o consumidor pode ter acesso à lista pelo portal da Prefeitura de Vitória/Procon ou dirigindo-se à sede do Procon Municipal (Cartório), situada na Casa do Cidadão, em Maruípe.

Para a gerente do Procon Vitória, a divulgação dessas informações é mais uma ação de proteção dos consumidores. Esse documento é mais um instrumento norteador das relações dos consumidores com o mercado. Com base nos dados contidos no documento, o consumidor pode tomar as devidas precauções para minimizar os riscos de eventuais transtornos, alerta Herica.

Processos

O cadastro inclui 450 processos administrativos, correspondentes a reclamações formalizadas contra 210 fornecedores. São demandas individuais submetidas a procedimento de conciliação no âmbito do Procon Vitória.

As reclamações são resultado dos casos em que o fornecedor não solucionou o problema com o consumidor, na primeira fase de atendimento, havendo assim nova oportunidade de harmonizar as relações de consumo.

Os processos administrativos, em regra, são antecedidos e instruídos por CIPs (Cartas de Informações Preliminares) ou notificações similares e que entre consultas, orientações, denúncias e queixas de consumidores, foram 11.987 atendimentos realizados em 2018. Deste total, apenas 385 se tornaram um processo administrativo, o que demonstra índice de resolutividade de 96,78% de resolutividade em um primeiro atendimento.

Decreto

A divulgação do documento atende ao disposto no art. 4º, do Decreto Federal nº 2.181, de 20 de março de 1997, em consonância com o art. 2º, XVI, do Decreto Municipal nº14.975/2011, de 04 de Março de 2011. As informações referem-se ao período de 01/01/2018 a 31/12/2018 resultado da consolidação das Reclamações Fundamentadas concluídas no âmbito do Procon Municipal de Vitória.

O Procon Vitória destaca ainda as reclamações mais frequentes, dentre as Reclamações Fundamentadas em 2018, a partir de dados gerais, a respeito de segmentos do mercado e fornecedores. O primeiro segmento, mais reclamado é o de telefonia. A segunda e a terceira posição passam a ser ocupadas por fornecedores já conhecidos do segmento de instituições bancárias.

Você pode Gostar de:

Inscrições para o Programa Jovens Valores começam nesta terça-feira com 2 mil vagas de estágio

As oportunidades de estágio contemplam mais de 60 cursos de formação para estudantes dos Ensinos …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *