Home / Noticias / Linha Verde: motoristas poderão ser multados a partir desta segunda-feira em Vitória

Linha Verde: motoristas poderão ser multados a partir desta segunda-feira em Vitória

Quem não respeitar as normas de circulação da faixa exclusiva para ônibus, táxis e carros com três ou mais passageiros comete uma infração média.

Desde as 6h desta segunda-feira (25), os motoristas que não respeitarem a a norma de circulação na Linha Verde, na Avenida Dante Michelini, em Vitória, já estão sujeitos ao pagamento de multa. A fiscalização será feita por amostragem por agentes da Guarda Municipal de Vitória, que poderão parar os veículos quando necessário.

Criada em março de 2018, a faixa exclusiva para ônibus, táxis, vans e carros com três ou mais passageiros funciona na orla de Camburi de segunda à sexta-feira, das 6h às 20h, e aos sábados, das 6h às 14h.

Durante esses quase dois anos de vigência não houve aplicação de multas já que, segundo a prefeitura, o objetivo era conscientizar os condutores. Mas, com o início da fiscalização, a situação muda.

Transitar de forma irregular pela Linha Verde é uma infração média, que implica em perda de quatro pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). O valor da multa para infrações médias é de R$ 130,16.

“O interesse é prestigiar o transporte coletivo. Quanto mais ônibus, vans, carros com carona solidária passarem por aqui são menos veículos circulando na cidade. Esse é o propósito do município, que criou essa estratégia de trânsito para tirar mais veículos de circulação. Por isso, é importante que as pessoas respeitem essa regulamentação”, explica Fronzio Calheira.

Fiscalização

O secretário explica que justamente em função das caronas solidárias, a fiscalização na Linha Verde deve ser feita pessoalmente pelos agentes e não por meio de câmeras de videomonitoramento os das câmeras do cerco inteligente.

“Inclusive, nós removemos várias câmeras do cerco inteligente que tinham na Linha Verde e vamos criar outros quatro pontos de cerco inteligente em Vitória”, garante.

Você pode Gostar de:

Motoristas são pegos de surpresa com pedágio da 3ª Ponte mais caro

Os usuários do pedágio da 3ª Ponte começaram 2020 pagando um valor mais alto para …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *