No Banner to display

Home / Economia / Inscrições para CNH Social abrem nesta segunda-feira (6)

Inscrições para CNH Social abrem nesta segunda-feira (6)


Inscrições para CNH Social abrem nesta segunda-feira (6)

O cidadão capixaba poderá ter acesso à Carteira Nacional de Habilitação gratuita a partir desta semana. O Governo do Estado, por meio do Departamento Estadual do Espírito Santo (Detran|ES), vai lançar o ‘Programa CNH Social 2019’ nesta segunda-feira (6), durante solenidade realizada no Salão São Tiago, no Palácio Anchieta, às 10 horas.

Com o tema “Sinal Verde para sua Carteira de Motorista”, o programa vai oferecer formação, qualificação e habilitação profissional para condutores de veículos, possibilitando acesso gratuito para pessoas de baixa renda à obtenção da primeira habilitação nas categorias A (moto) ou B (carro) e, para aqueles que já são habilitados, a adição de categoria A ou B e mudança de categoria C (caminhão com até 6 mil quilos), D (van, micro-ônibus, ônibus) ou E (caminhão e carreta).

De acordo com o diretor do órgão, Givaldo Vieira, serão ofertadas cerca de 5 mil novas vagas. Em 2018, foram 3 mil. “É um programa de grande alcance social e de grande procura. É um compromisso do governador Renato Casagrande de aumentar o número de vagas. E nós já iniciamos o ano de 2019 cumprindo esse compromisso, com um número maior de vagas ofertadas”, disse recentemente a uma rede de TV.

Para se inscrever no programa, será necessário que o candidato esteja inserido no Cadastro Único (CadÚnico) do Governo Federal; seja maior de 18 anos; residente no Espírito Santo; saiba ler e escrever; possua RG e CPF e renda familiar de até dois salários mínimos.

Em média, o custo para emitir a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria B é de R$ 2.180,00, enquanto para categoria A é de R$ 1,8 mil. Os recursos que pagam as carteiras do programa CNH Social são custeados pelo Governo do Estado, previstos em orçamento. Mais informações em: www.detran.es.gov.br

Para participar da seleção, o interessado deverá obedecer aos seguintes critérios:

– ser penalmente imputável (ter 18 anos);

– saber ler e escrever;

– possuir CPF e Carteira de Identidade ou equivalente;

– comprovar domicílio ou residência no Estado do Espírito Santo;

– não estar judicialmente impedido de possuir a CNH;

– estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal – com cadastro atualizado até 15 de fevereiro de 2019;

– possuir renda familiar de até dois salários mínimos;

– não possuir deficiência que impeça a obtenção da CNH.

Você pode Gostar de:

Corpo de adolescente encontrado em Vitória é identificado por pai

O corpo da adolescente, que foi encontrado nesta segunda-feira (23) às margens da Rodovia Serafim …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *