No Banner to display

Home / Noticias / ES é o único estado do Sudeste com queda no número de mortes pela Covid-19

ES é o único estado do Sudeste com queda no número de mortes pela Covid-19

O Espírito Santo integra o grupo dos estados que estão apresentando queda no número de mortes da Covid-19, sendo o único da região Sudeste nesta lista. Os dados foram consolidados pelo G1, às 20h desta terça-feira (4). Para o Governo Estadual, a análise da evolução da doença mostra que a tendência deve permanecer.

O número de casos e mortes causadas pelo novo coronavírus entre os capixabas vem caindo desde julho. Antes disso, entre maio e junho, o estado viveu o momento mais difícil da pandemia.

A médica intensivista Dyenne Moysés lembra que, naquela época, a rotina nos hospitais era ainda mais difícil.

“Teve um momento que realmente foi caótico, nós fomos atropelados por tudo, por escassez de material, com pacientes gravíssimos, poucas respostas aos tratamentos instituídos”, disse.

Agora, a movimentação de pacientes é menor. O Painel Covid-19, plataforma do Governo do Estado para divulgação dos números da doença, aponta que, nos últimos sete dias, em média, 17 pessoas morreram por dia. Na semana anterior, a média foi de 23 mortes.

Média de óbitos no ES — Foto: Reprodução/ Painel Covid-19

Média de óbitos no ES — Foto: Reprodução/ Painel Covid-19

A expectativa do governo é que a redução continue na Grande Vitória no mês de agosto e quem a partir de setembro, seja possível flexibilizar algumas medidas.

“Para em setembro iniciarmos a avaliação de que atividades poderão retornar, sem data prevista, com muito cuidado, porque qualquer atividade que a gente pode liberar, aumentar a circulação de pessoas, corremos o risco de aumentar a transmissão da doença” disse o subsecretário de Vigilância em Saúde, Luiz Carlos Reblin.

Para o interior o estado, o governo espera que o número de mortes e casos também comece a cair ainda este mês. Os médicos lembram que, enquanto não houver uma vacina contra o vírus, a prevenção deve continuar.

A epidemiologista Ethel Maciel lembra que há grupos que ainda estão vulneráveis ao vírus. Até outubro, o estado ainda vai conviver com novos casos e mortes por Covid, em quantidade menor.

“Apesar da queda, a doença ainda não acabou. Nós não sabemos ainda se ela vai acabar, e, se ela acabar, quando vai acabar. Então, todas essas regras que parecem simples são fundamentais para que a gente não se contamine. Isso é regra de ouro pra gente não adquirir a doença”.

Além do Espírito Santo, outros nove estados estão com queda nas mortes da Covid. São eles: AM, AP, PA, RO, AL, CE, MA, PB e PE.

Estados com a média de mortes em queda — Foto: Arte G1

Estados com a média de mortes em queda

Você pode Gostar de:

Prefeito Gilson Daniel anuncia seu pré candidato a prefeito

O prefeito de Viana Gilson Daniel anunciou na noite desta quarta feira (29) o seu …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *