Home / Geral / Detran vai enviar mensagem para condutores sobre pontuação e curso preventivo de reciclagem

Detran vai enviar mensagem para condutores sobre pontuação e curso preventivo de reciclagem

Iniciativa faz parte do programa Detran 100% Digital para aproximar o órgão do cidadão e facilitar o acesso do usuário aos serviços do órgão


O Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) passará a enviar mensagem para o celular dos condutores habilitados nas categorias C, D ou E com registro de exercício de atividade remunerada na habilitação quando a soma de seus pontos referentes a infrações de trânsito atingir entre 14 e 19 pontos no período de 12 meses. Atualmente, mais de 201 mil são habilitados nestas categorias com exercício de atividade profissional no Espírito Santo.

O objetivo é alertá-los para a sua pontuação antes que o condutor atinja 20 pontos e informá-los sobre a possibilidade de fazer o curso preventivo de reciclagem. Dessa forma ele terá a oportunidade de, após fazer o curso e ser aprovado no exame de reciclagem, zerar a sua pontuação registrada até o resultado da prova para todos os efeitos legais e não vir a ter o direito de dirigir suspenso por conta dessas pontuações. As infrações cuja penalidade seja a suspensão do direito de dirigir não serão canceladas com a conclusão do curso preventivo de reciclagem. Para receber a mensagem é necessário que o condutor tenha o número do celular cadastrado no Detran|ES.

O diretor geral do Detran|ES, Givaldo Vieira, destaca que essa é mais uma iniciativa do programa Detran 100% Digital para aproximar o órgão do cidadão e facilitar o acesso do usuário aos serviços do Detran|ES.

“Estamos aperfeiçoando cada vez mais a nossa comunicação com os nossos condutores e utilizando o envio de mensagens por celular para informá-los sobre os processos na área de Habilitação. Essa mensagem é um alerta sobre a pontuação para esses condutores das categorias C, D ou E que utilizam a habilitação para trabalhar. O curso preventivo de reciclagem dá ao motorista profissional a oportunidade de se reciclar e ter retirada a pontuação acumulada existente em seu prontuário, após cumprir as regras exigidas no curso, e não precise ficar um período sem dirigir”, explica.

SMS para condutores

O Detran|ES já vem utilizando o envio de mensagem para o celular e e-mail dos condutores em processos da área de Habilitação.

A comunicação via SMS é feita com o objetivo de facilitar o acompanhamento da entrega da CNH. Após conclusão de processo de primeira habilitação, renovação da CNH ou solicitação de segunda via do documento, o órgão envia um SMS com o código de rastreio do documento e CEP de entrega assim que o documento é postado nos Correios.

Os condutores ou candidatos também recebem mensagens no celular e por e-mail para avisar sobre o vencimento da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), da Permissão para Dirigir e do processo de habilitação.

Você pode Gostar de:

Juíza de Vitória decreta falência da Telexfree por prática de pirâmide financeira

Foi ordenada a intimação dos sócios administradores da Telexfree, pessoalmente, para que cinco dias apresentem …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *