Home / Coluna Psicologia com Professor Flávio Volponi

Coluna Psicologia com Professor Flávio Volponi

Levante-se e lute – Você nasceu para brilhar.

Levante e Lute – Você Nasceu para Brilhar:

Começo essa coluna agradecendo ao Marcelo Ribeiro pelo convite e excelente visão que teve ao me dar a oportunidade para falar de Psicologia principalmente pelo momento que estamos vivendo diante dessa pandemia que mudou todo o ciclo de nossas vidas e que tem provocado uma nova forma de pensarmos e agirmos no nosso cotidiano principalmente no que diz respeito aos nossos relacionamentos interpessoais.

Para aqueles (as) que não conhecem a Psicologia, resumo brevemente e de maneira geral como sendo: “Ciência que trata dos estados e processos mentais, do comportamento do ser humano e de suas interações com um ambiente físico e social. Conjunto dos traços psicológicos característicos de um indivíduo ou de um grupo de indivíduos”. Portanto, nessa coluna irei fazer algumas reflexões principalmente dos nossos sentimentos, emoções, pensamentos, a forma que enxergamos a vida, a maneira como eu penso, entre outros temas sugeridos pelos leitores que são essenciais para o nosso ciclo cotidiano.

Assim começo dizendo que: “Você nasceu para Brilhar”. Cada um carrega uma essência de vida e a maneira como você se relaciona com o ambiente social e físico irá construir seus valores, sua personalidade, sua maneira de ver e viver a vida e vai influenciar na construção do seu futuro.
Todavia, por vivermos em uma cultura capitalista que valoriza muito o TER (bens) e não o SER (valores humanos) acarreta muitos problemas psíquicos nas pessoas, pois muitas pessoas acabam esperando ter isso, aquilo ou esperando algo acontecer para ser Feliz.
Ressalto que Você nasceu para brilhar diariamente, no seu amanhecer. O Ser humano deve ser reconhecido e valorizado pelos seus princípios, valores e não pelo Status, não pelo que TEM. Logo, viver bem, valorizar o SER é fundamental. Valorizar sua vida pessoal, afetiva, suas características de personalidade e sua essência fará com que você se liberte dos pensamentos maliciosos, doentios. Você conseguirá enxergar a sua vida de maneira melhor. Valorize o seu SER, o que você já construiu e não compare com os outros, pois cada um percorreu um caminho diferente para chegar aonde chegou.
Vejo que muitas pessoas esperam algo acontecer como, por exemplo: Passar num concurso, subir de cargo na empresa, ganhar na loteria, chegar final de semana entre outras questões para ser feliz e para “sentir-se bem”. Carl Jung que foi um grande seguidor de Freud e que deu continuidade à psique fala que “O ser humano fica vivo à medida que alimenta um desejo. Se paro de desejar aos poucos vamos morrendo. O Desejo é o movimento interior que nos motiva. Porém, quando você realiza aquele desejo/sonho pode ocorrer uma certa frustração. Aí descobrimos que o melhor era aquele processo de construir, de desejar aquilo e não apenas realizá-lo, alcançá-lo.”
Diante dessa reflexão e devemos colocar nas nossas práticas diárias que não podemos apenas querer os resultados finais. Preciso valorizar o todo. Esse é o sentido da vida. É o processo, o viver diariamente uma nova oportunidade. Logo, é vivendo bem que preparamos nosso futuro. Ocupe-se da vida, do seu cotidiano. Pare de ficar esperando o final de semana, ou conquistar isso ou aquilo para Ser Feliz. A felicidade está no acordar em mais um dia. Você nasceu para brilhar diariamente, portanto comece a cultivar e valorizar pensamentos positivos. Valorize cada momento, minuto da sua vida. Aproveite a família, amigos, colegas, trabalho. Para de ficar “esperando” algo acontecer para você dizer que está ou é feliz. Cada dia que começa é mais uma oportunidade na vida. Pense quantas pessoas hoje não tiveram a oportunidade de acordar e viver mais um dia lindo de vida. Um exemplo: Quantas pessoas esperaram 2020, a virada de ano para “realizar ou atingir alguns sonhos, viagens, projetos para Ser feliz” e quem imaginava que iria acontecer todo esse processo de mudanças em nossas vidas? Por isso que devemos valorizar o hoje, se alegre com o processo de construção. Levante, erga essa cabeça e lute pelo hoje. O amanhã é consequência. Apenas desejar não é garantia do sucesso, mas desistir e não tentar é um passo significativo para o fracasso. Vamos tentar?
E aí. Qual foi seu entendimento? O quanto esse texto ajudou na sua reflexão?
Nos envie sugestões de textos/temas e o que podemos melhorar.
Estamos à disposição.
Abraços.
Flávio Volponi Pereira
Psicólogo e Professor.