Home / Política / Candidatura de Rose expõe insegurança do grupo de Hartung no controle do MDB

Candidatura de Rose expõe insegurança do grupo de Hartung no controle do MDB

O grupo do governador Paulo Hartung está longe de ter o controle dos 200 delegados com direito a voto na convenção partidária do MDB que definirá as metas do partido nas eleições de 2018.
Ao rebater, mais uma vez, a anunciada candidatura ao governo do Estado da senadora Rose de Freitas (MDB), o presidente do partido, deputado federal Lelo Coimbra, dá clara demonstração de fragilidade da pretensão de reeleição do governador, defendida pelo grupo do qual ele faz parte.
Embora a senador Rose de Freitas, depois de vários meses de suspense, fale como quem tem todas as condições partidárias, o fato é que ninguém sabe ao certo quem controla os delegados, considerando a crise política atual e resquícios da eleição de 2014.
Na época, Rose concorria ao Senado como candidata do seu partido, o MDB, tendo como adversário o ex-prefeito de Vitória, João Coser (PT), que recebia apoio justamente do grupo de Hartung pelas mãos de Lelo Coimbra, no que foi considerado na época um “palanque clandestino”.
Observadores do mercado político afirmam que, a esta altura, não tem como Lelo condenar ninguém pela posição na eleição passada, lembrando que Hartung dá sinais de que pretende disputar a reeleição, mas, ao mesmo tempo, se lança na cena política nacional na tentativa de ser vice em alguma chapa do chamado “centrão”.
Rose vem mantendo contatos com lideranças políticas em todo o Estado, inclusive com o ex-governador Renato Casagrande (PSB), também pré-candidato ao governo, visando ampliar suas bases eleitorais.
O lançamento da candidatura da senadora, além de expor a fragilidade do nível de controle do MDB exercido pelo grupo de Hartung, reforça a tendência de que o governador está em baixa, por conta de sua política de arrocho fiscal.
Esse modelo de gestão, desenvolvido nos últimos três anos, conseguiu projetar Hartung no grupo do ex-presidente do Banco Central Armínio Fraga, que coordena a formação de novos políticos, entre eles, o apresentador de TV, Luciano Huck. Em contrapartida, gerou desgastes com o eleitorado, principalmente os servidores públicos.

About Marcelo Ribeiro

Check Also

Trump entra com processo para interromper apuração na Pensilvânia

A campanha disse que a ação judicial visa impedir que autoridades democratas no estado “escondessem” …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *