Home / Noticias / Alergia ou infecção causada por coronavírus? Saiba como diferenciar os sintomas!

Alergia ou infecção causada por coronavírus? Saiba como diferenciar os sintomas!

A febre é um dos principais sintomas que ajudará a diferenciar o coronavírus de uma alergia

Pessoas com infecção causadas por coronavírus geralmente apresentam sintomas muitos semelhantes aos da gripe. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) os principais sintomas são: febre, tosse seca, e cansaço. 

Mas como diferenciar uma alergia de uma infecção por coronavírus? Como saber se precisamos de uma consulta médica ou se devemos permanecer em nossas casas?

Todas as doenças, incluindo alergia ou infecção por coronavírus, se manifestarão de forma diferente em cada indivíduo, mas é preciso ficar atento.

Sintomas do coronavírus

No caso do covid-19, ao aparecer os primeiros sintomas, o paciente deve solicitar atendimento domiciliar ou usando a telemedicina. Como o vírus é altamente contagioso, é melhor respeitar a medida de confinamento, principalmente se houver sintomas suspeitos presentes, e se tiver havido contato com uma pessoa infectada ou até mesmo se você tiver viajado para uma área de risco.

Algumas pessoas com coronavírus, apresentam sintomas de dores musculares, nariz entupido, dor de garganta ou diarreia. Esses sintomas geralmente são leves e aparecem gradualmente ou progressivamente. 

A recuperação dessas pessoas infectadas com coronavírus se estende a uma semana, sem precisar passar por um tratamento especial.

Um pequeno número de pessoas que desenvolvem infecção por coronavírus podem manifestar uma doença mais grave e apresentar problemas respiratórios e a necessidade de hospitalização. Muitas vezes, são pacientes com doenças respiratórias prévias, diabetes, doenças cardiovasculares, doenças do sistema imunológico, entre outras.

Sintomas da alergia

A alergia tem diversas reações do sistema imunológico. A rinite alérgica por exemplo, bastante comum, tanto em crianças quanto em adultos, pode confundir os pacientes agora que existe um surto de coronavírus, já que seus sintomas incluem: ataque de espirros, congestão nasal ou coriza, coceira nos olhos, olhos vermelhos e lacrimejantes, coceira no nariz ou na garganta, tosse, gotejamento pós-nasal, olheiras, cansaço.

Em geral, os sintomas serão limitados à área do rosto, e serão persistentes e não vão piorar ao longo dos dias. Em vez disso, eles podem desaparecer em poucas horas, com o uso de um alérgeno.

Comparação para diferenciar a alergia da infecção por coronavírus

Ao comparar os sintomas do coronavírus e da alergia, vemos que muitos deles se sobrepõem, mas há outros que serão específicos de cada problema, como a febre, que nos permite diferenciar as duas.

De qualquer forma, pode haver uma preocupação inicial, principalmente porque os casos mais leves de covid-19 são pouco sintomáticos. Por esse motivo, é importante, quando houver suspeita, solicitar a atenção correspondente e levar em consideração se há histórico de:

– Alergias anteriores

– Contato com uma pessoa infectada

– Viagem para áreas com altas taxas de contágio

Todos esses dados serão decisivos para determinar se é apenas um surto de alergia ou se pode ser uma infecção por coronavírus. O médico determinará se os testes serão necessários.

Lembrando que a  principal forma de disseminação do coronavírus é entre as pessoas, através de gotículas respiratórias produzidas por conversas, espirros ou tosse. No entanto, também pode haver um possível contágio pelo contato com superfícies contaminadas e, depois, o toque nos olhos, nariz ou boca sem lavar as mãos. Por este motivo mantenha a quarentena, e só saia de casa se for muito necessário. Caso tenha alguns dos sintomas do coronavírus, você deve procurar um médico imediatamente.

Com informações do Portal R7!

About Marcelo Ribeiro

Check Also

Menina de oito anos é atingida por tiro de arma disparada pelo irmão de 11 anos em Vitória

A menina deu entrada no Hospital Infantil na tarde de segunda-feira (24) Uma menina de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *